A história do Movimento em Lisboa

(da esquerda para a direita)
Atrás – Pe. Pedro Brás, Pe. Juan, João Menéres, e António Ruivo
2ª fila – Celso Correia, Teresa Frescata, Zita e Manuel Luis Marinho Antunes, Graça Menéres, Manuela Ruivo, Manuel Barata e Maria Raquel e António Durão Leitão
Em baixo – Teresa Correia, Ernestina, Ivone, Paula Villhena, Mara de Jesus, Maria João Melo, Milú Abreu e Misau Barata

PARTE I

A Fundação do Movimento em Lisboa

O Santuário de Lisboa é o mais antigo dos 4 Santuários portugueses (Lisboa, Aveiro, Porto e Braga) e a sua construção e bênção datam do ano de 1974.

Podemos contar o primeiro capítulo da história de Schoenstatt em Portugal apontando os anos de 1946 e 1947, em que o Pai Fundador, Padre José Kentenich, passou por Lisboa nas suas viagens apostólicas a Caminho da América do Sul.

Em 1954 acosta em Lisboa um barco em que seminaristas oriundos do Chile viajam para a Suíça. Movidos pelo espírito missionário do 31 de Maio, em 1958 lançam a ideia da fundação do Movimento em Portugal.

Após a conversão de Miguel Lencastre, em contacto, na Suíça, com esse grupo de Chilenos e com Jaime Fernandez e António Lobo, a Família Lencastre pede em 1960 a vinda para Portugal do Movimento Apostólico de Schoenstatt.

Nesse ano de 1960 o Instituto de Nossa Senhora de Schoenstatt envia para o nosso país um grupo de Senhoras, nesta sua primeira terra de missão fora da Alemanha.
Em 1962 Manuel Mendes Barata e Rui Portugal selam em Lisboa as duas primeiras Alianças de Amor em Terra de Santa Maria.

A corrente de vida que veio a dar origem ao Santuário de Lisboa nasceu e fortificou-se nos grupos de jovens rapazes e raparigas, que cresceram juntos na Fé, no amor à Mater. A sua ligação ao Pai Fundador e à sua pedagogia e proposta de missão para a igreja era intensa, mais ainda no momento da sua inesperada partida para a Casa do Pai em 15 set 1968.

A Família enviou em julho de 1968 uma ao Pai Fundador pedindo a vinda de um Padre para Portugal e em 31 de maio de 1969 foi selada a Aliança de Amor da Família com Nossa Senhora, acontecendo na mesma ocasião a bênção da Primeira Pedra do Santuário de Lisboa.

O Santuário começou a ser construído em 31 de maio de 1974 e a sua inauguração foi no dia 15 de setembro de 1974, já em propriedade adquirida pelo Instituto de Nossa Senhora de Schoenstatt, no Restelo. O Santuário foi construído no jardim de uma casa, desde então a sede do Movimento e onde se desenrolam grande parte das atividades dos diversos ramos e projetos.

50 anos de vida do Santuário Cenáculo da Família do Pai são o motivo para, em 2024, celebrarmos o Jubileu com muita Fé, Alegria e Gratidão. Em setembro de 2023 o Papa Francisco concedeu a Indulgência Plenária ao Santuário de Lisboa, que abriu a Porta Santa a 15 de setembro. É um ano de enormes graças individuais e como Família do Pai.

Conheça detalhadamente a história do Santuário Cenáculo Família do Pai, nas pessoas de Teresa e Celso Correia, Maria Raquel e António Gabriel Leitão e Zita e Manuel Luís Marinho Antunes, membros da Geração Fundadora, em testemunhos gravados em outubro de 2023.

Descarregue aqui o pdf da apresentação do casal Teresa e Celso Correia.

Descarregue aqui o pdf da apresentação do casal Maria Raquel e António Gabriel Leitão.

Descarregue aqui o pdf da apresentação do casal Zita e Manuel Luis Marinho Antunes.

Sugerimos, ainda, a seguinte bibliografia:

Castro, M. Ernestina, Bacharel de Oliveira, M. Leonor e Ruivo, António, Cenáculo da Família do Pai 25 anos: 1974-1999, Edição da Família de Schoenstatt do Patriarcado de Lisboa, Lisboa, 1999

Leitão, Maria Raquel e António Gabriel, A fundação do Movimento de Schoenstatt em Portugal, Lisboa, 2021

1958

Seminaristas oriundos do Chile lançam a ideia da Fundação do Movimento em Portugal.

1960

Família Lencastre pede a vinda para Portugal do Movimento Apostólico de Schoenstatt. o Instituto de Nossa Senhora de Schoenstatt envia para o nosso país um grupo de Senhoras.

1962

Manuel Mendes Barata e Rui Portugal selam em Lisboa as duas primeiras Alianças de Amor em Terra de Santa Maria.

Jul 1968

A família envia ao Pai Fundador pedindo a vinda de um Padre para Portugal

31 de maio 1969

Foi selada a Aliança de Amor da Família com Nossa Senhora, acontecendo na mesma ocasião a bênção da Primeira Pedra do Santuário de Lisboa.

31 de maio 1974

O Santuário começou a ser construído

15 de setembro1974

inauguração do Santuário de Lisboa, já em propriedade adquirida pelo Instituto de Nossa Senhora de Schoenstatt, no Restelo.