QUARESMA 2025 – 4ª Semana

4ª Semana

QUARESMA 2025 – Viver a Quarta Semana

4º DOMINGO – QUARESMA 2025

Deixa mos aqui a proposta de meditação e caminho da Pastoral Santuário de Lisboa, para esta Quaresma.

FRASE BÍBLICA
Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti. (Lc 15,18)

MEDITAÇÃO:
Neste quarto Domingo recordamos a parábola do filho pródigo. Há momentos na vida em que nos distanciamos da casa do Pai. Talvez não fisicamente, mas no nosso coração. O filho pródigo partiu cheio de sonhos e ambições, acreditando que poderia encontrar a felicidade longe do Pai. Mas, depois de errar e sofrer, percebeu que tudo o que procurava já estava no lugar que tinha deixado: na casa do Pai, no amor que nunca falha.

É nesta altura que surge a lembrança: “Na casa do meu Pai, há pão em abundância.” Este pensamento desperta de imediato um desejo profundo de voltar.

E como é grande a misericórdia do Pai! Ele não espera de braços cruzados, cheio de ressentimento. Pelo contrário, corre ao nosso encontro, abraça-nos antes mesmo de dizermos uma palavra. O perdão já estava pronto mesmo antes do pedido. O amor do Pai não é condicional, é um amor que restaura, cura e nos devolve a dignidade perdida.

PISTAS PARA REFLEXÃO:

  • Quantas vezes também nos afastamos? Procuramos sentido em lugares onde não há vida? Usamos os nossos dons em coisas supérfluas? Sentimo-nos vazios, como o filho pródigo?
  • Acredito que Deus me acolhe de braços abertos, sem condenação? Se Deus não me condena, porque devo eu resistir ao Seu perdão?
  • Tenho um coração aberto para acolher quem erra, sem julgamentos? Sou capaz de estender a mão em vez de erguer barreiras?

PROPÓSITO
Muitas vezes, carregamos dentro de nós julgamentos e resistências em relação aos outros, dificultando o perdão e o acolhimento. Esta semana, sugerimos reconhecer estes pesos e entregá-los a Deus. Desta forma propomos que se registe numa pedra, com uma palavra, desenho ou um simples risco, o que nos impede de acolher os outros com o mesmo amor com que somos acolhidos por Deus.

DINÂMICA
Durante esta Quaresma, a pastoral do Santuário convida-nos a caminhar juntos para, com amor e esperança, ajudarmos Jesus a manter a Cruz  erguida.

A cada domingo somos desafiados a escolher uma pedra (disponível à saída de cada missa) e levá-la connosco durante essa semana, acompanhando o simbolismo da meditação proposta. No domingo seguinte trazemos essa pedra que nos acompanhou e conquistamos com os nossos propósitos, e deixá-la aos pés da cruz, oferecendo essa nossa entrega, para ajudar a manter a cruz erguida.