QUARESMA 2025 – 3ª Semana

3ª Semana

QUARESMA 2025 – Viver a Terceira Semana

3º DOMINGO – QUARESMA 2025

Deixa mos aqui a proposta de meditação e caminho da Pastoral Santuário de Lisboa, para esta Quaresma.

FRASE BÍBLICA
Há três anos que venho procurar frutos nesta figueira e não os encontro. Deves cortá-la.”[…] “Senhor, deixa-a ficar ainda este ano, que eu, entretanto, vou cavar-lhe em volta e deitar-lhe adubo. Talvez venha a dar frutos. Se não der, mandá-la-ás cortar no próximo ano”. ( Lc 13, 7-9)

MEDITAÇÃO:
Neste terceiro domingo da Quaresma, por meio da parábola da figueira, Jesus revela-nos um Deus de Misericórdia,  que se compadece da nossa pequenez e que está sempre de braços abertos para nos acolher na debilidade e nos dar uma nova oportunidade.

Não importa o “tamanho” ou a gravidade do pecado que carrego em mim, mas sim o esforço por mudar e a sinceridade do meu arrependimento.

Mas tal como a figueira, sou chamado a dar frutos, a pôr os meus dons ao serviço, acolhendo as graças com que Deus “aduba”o meu dia-a-dia, sabendo que Ele está pacientemente à minha espera.

Jesus, ao mesmo tempo que nos mostra o rosto amoroso de Deus, exorta-nos à conversão de coração.

Esta caminhada Quaresmal é tempo de graças, tempo para receber e tempo para entregar… “Nada sem Ti, nada sem nós.”

PISTAS PARA REFLEXÃO:

  • Reconheço as graças que Deus me entrega a cada dia? Como lhe respondo?
  • Sou misericordioso na relação com os meus colegas de escola ou trabalho, em casa com a minha família, ou com quem me cruzo ao longo do dia? Ou sou rápido a julgar e pouco paciente?
  • Tenho procurado o sacramento da reconciliação como forma de reconhecer as minhas faltas e pecados e me abrir à Misericórdia de Deus Pai?

PROPÓSITO

Durante esta semana propomos rezar diariamente o Acto de Contrição e pegar numa pedra e marcar – com uma palavra, desenho, ou um simples risco – aquela fragilidade que temos que nos impede de dar mais fruto e deixá-la aos pés da Cruz, comprometendo-nos a dar o nosso melhor por mudar e confiando na graça de Deus, para que com AMOR E ESPERANÇA A MANTENHAMOS ERGUIDA.

DINÂMICA

Durante esta Quaresma, a pastoral do Santuário convida-nos a caminhar juntos para, com amor e esperança, ajudarmos Jesus a manter a Cruz  erguida.

A cada domingo somos desafiados a escolher uma pedra (disponível à saída de cada missa) e levá-la connosco durante essa semana, acompanhando o simbolismo da meditação proposta. No domingo seguinte trazemos essa pedra que nos acompanhou e conquistamos com os nossos propósitos, e deixá-la aos pés da cruz, oferecendo essa nossa entrega, para ajudar a manter a cruz erguida.