QUARESMA – 2025

Proposta para viver a Quaresma

QUARESMA 2025 – Proposta da Pastoral do Santuário

Proposta – QUARESMA 2025

Em cada Domingo deste tempo de Quaresma, deixaremos aqui a proposta de meditação e caminho da Pastoral Santuário de Lisboa., para nos ajudar a viver bem este tempo de preparação para a Páscoa!

“Peregrinos de Esperança” é o convite para esta Quaresma.

O Papa Francisco desafia-nos a caminhar juntos na fé, na conversão e na esperança.
Antes de tudo, caminhar.O lema do Jubileu – “Peregrinos de Esperança” – traz à mente a longa travessia do povo de Israel em direção à Terra Prometida, narrada no livro do Êxodo: a difícil passagem da escravidão para a liberdade, desejada e guiada pelo Senhor, que ama o seu povo e sempre lhe é fiel. (…)

Em segundo lugar, façamos esta viagem juntos.
Caminhar juntos, ser sinodal, é esta a vocação da Igreja. Os cristãos são chamados a percorrer o caminho em conjunto, jamais como viajantes solitários. O Espírito Santo impele-nos a sair de nós mesmos para ir ao encontro de Deus e dos nossos irmãos, e nunca a fechar-nos em nós mesmos. Caminhar juntos significa ser tecelões de unidade, partindo da nossa dignidade comum de filhos de Deus (cf. Gl 3, 26-28) (..).

Em terceiro lugar, façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa. A esperança que não engana (cf. Rm 5, 5), mensagem central do Jubileu [5], seja para nós o horizonte do caminho quaresmal rumo à vitória pascal. Eis o terceiro apelo à conversão: o da esperança, da confiança em Deus e na sua grande promessa, a vida eterna. Que a Virgem Maria, Mãe da Esperança, interceda por nós e nos acompanhe no caminho quaresmal. Roma, São João de Latrão, na Memória dos Santos mártires Paulo Miki e companheiros, 6 de fevereiro de 2025.

A PROPOSTA

1. Caminhar na fé – A Quaresma é um tempo de peregrinação rumo à Páscoa, confiando na vitória de Cristo sobre o pecado e a morte.
2. Caminhar juntos – Somos chamados a viver a fé em comunhão, ouvindo e acolhendo os outros, sem deixar ninguém para trás.
3. Caminhar na esperança – A ressurreição de Cristo é a nossa certeza: Deus nunca nos abandona. A esperança é a âncora da alma! Nesta Quaresma, acolhamos este apelo à conversão!