Encontro com D. Rui Valério
Família de Schoenstatt de Lisboa visita o Senhor Patriarca de Lisboa
31 de janeiro de 2024
O Conselho Diocesano de Lisboa visitou o Senhor Dom Rui Valério esta tarde, em audiência de apresentação de cumprimentos, para dar a conhecer o nosso Movimento em Lisboa.
O encontro decorreu em ambiente bem familiar, entusiasmado e alegre, em que os presentes tiveram ocasião de relatar as atividades dos seus Ramos e Projetos, avivando o interesse do Senhor Patriarca pelo carisma do Pai Fundador e pela missão apostólica de Schoenstatt para a Igreja.
Em nome de todos, o Padre Juan fez de viva voz o convite ao Senhor Patriarca para presidir à Eucaristia de Encerramento do Ano Jubilar do Santuário de Lisboa, a acontecer no dia 15 de setembro. Contamos com ele!
Registamos algumas ideias que o Senhor Patriarca nos transmitiu, ele próprio com profunda devoção a Nossa Senhora, elo que nos ligou entre todos de forma muito especial:
Recordando a sua vivência junto de militares, transmitiu-nos um dito fundamental: “Soldado em caserna não ganha a guerra”.
- Lisboa é terra de missão e, na sua atuação como Patriarca, sente amor por este movimento de ida, de saída, de missão.
- São três as palavras ligadas à Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão. De certa forma, as duas iniciais já se cumpriram. A terceira, não.
- A missão é o grande déficit da nossa Igreja deste tempo. Temos de pensar: o que é que isso significa? Qual a nossa reação face a isto?
- É tempo de discernirmos, de dizer um SIM e manifestar uma disponibilidade total. Quando Jesus já não estava, Nossa Senhora conduziu os Apóstolos em saída.
- A espiritualidade de Schoenstatt vai muito ao encontro das suas preocupações de Patriarca.
- Mais do que um lugar físico, o Santuário é o lugar de onde brota a vocação a que somos chamados: ser missionários.
- Ainda, sublinhou uma palavra acentuada num recente encontro em que esteve em Roma: catolicidade – o uno e não o dividido.
Já no final do encontro, oferecemos a Dom Rui Valério um livro biográfico do Padre Kentenich e uma imagem da Mater, bem como a brochura sobre o Jubileu do Santuário Cenáculo da Família do Pai.
Ficam as fotografias para recordação deste encontro, em que nos sentimos verdadeiramente acolhidos e recebidos como família, no Patriarcado de Lisboa.