União Apostólica de Mães
“Nada sem Ti, nada sem nós” P.J.K.
União Apostólica de Mães
Quem somos?
A União Apostólica de Mães, do Movimento Apostólico de Schoenstatt, é composta por mulheres casadas que se juntam para formar uma comunidade de vida e, a partir da Aliança de Amor com Maria e seguindo a pedagogia mariana do Padre José Kentenich, procuram viver, no dia a dia próprio de cada uma, o seu ideal pessoal e de comunidade. Procuram assim assemelhar-se a Maria, através de uma intensa vida de oração, formação e prática diária de entrega à Divina Providência, num caminho de autoeducação e aspiração à santidade, sempre comprometidas com a comunidade a que pertencem, numa união de corações e ideais, numa entrega e responsabilidade mútuas.
A União Apostólica de Mães quer formar mulheres livres e apostólicas, que na vida sejam “fortes e dignas, simples e bondosas, irradiando amor, paz e alegria” (J.K.). A sua missão é colaborar na renovação da Igreja e da sociedade e na defesa e desenvolvimento/crescimento dos valores católicos na família, no local de trabalho, em suma, no mundo em que vivem e estão inseridas. É através da busca do seu Ideal de Comunidade que são levadas a descobrir a missão para a qual Deus as pensou desde toda a eternidade.
Como nos organizamos?
A União Apostólica de Mães de Portugal faz, pois, parte do Movimento Apostólico de Schoenstatt e foi fundada no dia 1 de outubro de 1997 por 7 mães portuguesas e 3 mães espanholas.
Passados 19 anos, a 13 de maio de 2016, fundámos a 1ª Região Autónoma da União Apostólica de Mães de Portugal com as 21 mães da União com consagração perpétua que integravam os 3 Cursos existentes à data. Passámos então a ter 3 grupos que fazem parte da Comunidade Oficial.
A União Apostólica de Mães está assim estruturada em dois tipos de comunidades: “comunidades de curso” (ditas comunidades livres) e “comunidades regionais” (comunidades oficiais, que são a base para um futuro Território Autónomo).
O Curso é, preferencialmente, uma comunidade de vida, de aliança, de ideais, de educação, de oração e de graça – e define e segue anualmente um programa próprio de crescimento e desenvolvimento espiritual.
Os Grupos da Comunidade Oficial têm como objetivo prioritário a formação e a educação das mães para o apostolado, segundo as linhas pastorais da Igreja e o carisma próprio da Família de Schoenstatt. Seguem um programa anual de formação comum a todas.
Nos dias 4 a 9 de Setembro 2022 reuniram-se em Schoenstatt representantes de vários países para realizar o Capitulo Fundacional da União Apostólica Internacional de Mães. Foi um marco na história da União Apostólica de Mães e tornar uma realidade este desejo do nosso Fundador, P. José Kentenich.
Estavam presentes delegadas de África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, EUA, Suíça, Paraguai e Portugal.
Foi eleito o primeiro Conselho Internacional da União de Mães, o qual está integrado por:
- Chefe de Conselho: Kathleen Colunga (USA)
- Sub-chefe Matilde Di Battista (Argentina)
- 1ª Conselheira Maura Regina Santana de Jesus (Brasil)
- 2ª Conselheira Maria Cecilia Brunner Moreno (Chile)
- 3ª Conselheira Norma Pistilli de Figueiredo (Paraguai)
Assim, o dia 8 de Setembro, dia da Natividade de Maria, e também aniversário da Fundação da União de Mães em 1950, foi a data oficial da Fundação da União Internacional.
Nesta fase de implementação da Região Autónoma temos como Assistentes, nomeados pela Presidência Geral da obra de Schoenstatt, o Padre Lorenzo Lütjens e a Irmã Maria Nádia Hierholzer.
O que fazemos? Atividades e Projetos
A principal tarefa da União Apostólica de Mães de Portugal é o apostolado, com ênfase no cultivo do apostolado do ser.
Procuramos ser fermento no mundo e crescer em santidade, através de um sério e fiel cultivo do espírito, de oração, de autoeducação, de ofertas para o Capital de Graças, da aspiração comum ao ideal de magnanimidade e liberdade interior.
Procuramos que a nossa fecundidade apostólica se alimente do “Nada sem Ti, Nada sem nós” e seja movida pelas palavras de São Paulo: “Caritas Christi urget nos” – o Amor de Cristo nos impele!
Estamos, assim, envolvidas em vários projetos apostólicos individuais quer fora do Movimento, quer dentro da Família de Schoenstatt. Aqui, entre outros, estamos ao serviço da Liga de Mães, das Correntes de Aliança, da Campanha da Mãe Peregrina, do Colégio de Santa Maria. Também estamos sempre disponíveis para dar apoio a outras atividades como, por exemplo, o arraial, a peregrinação da Família a Fátima, etc.
O Conselho Regional é o “rosto” concreto e oficial da comunidade da União Apostólica de Mães de Portugal. Tem como missão enquadrar e organizar todas as atividades em comum, assim como representar a União em Congressos e Encontros nacionais e internacionais da Família de Schoenstatt.
O Conselho Regional é, ainda, responsável pelo crescimento da União, procurando caminhos e desenvolvendo iniciativas para que surjam novas mães para a Comunidade.
Dirigente Regional:
Ana Silva Carvalho
Conselheiras:
São Seabra Gomes
Clara Avó Almeida