União Apostólica das Famílias
“Educar significa: acolher vida, despertar vida e transmitir vida.” P.J.K.
União Apostólica das Famílias

Quem somos?
Somos uma comunidade de famílias integrada na Obra de Famílias de Schoenstatt. À semelhança da Liga de Famílias e do Instituto de Famílias, somos uma comunidade com identidade própria, que visa expressar e garantir um determinado grau e tipo de compromisso.
Neste momento, em 2021, a realidade da União Apostólica de Famílias tem uma expressão nacional, integrando 28 Matrimónios e famílias.
Bem como os das outras duas comunidades, somos casais que aspiram à santidade na vida matrimonial e familiar, no espírito de Schoenstatt, nutrindo-nos das três fontes básicas de vida de Schoenstatt: a vinculação a Maria, ao Santuário e ao Padre Kentenich, nosso Fundador.
Une-nos à Liga e ao Instituto de Famílias a vontade de contribuir para a renovação cristã do casamento e da família na Igreja e no mundo, para a construção de uma nova ordem cristã da sociedade.
O que nos diferencia das outras comunidades é a natureza e o grau dos compromissos que procuramos viver. Esses compromissos são especificados numa tripla dimensão:
• compromissos apostólicos
• compromissos ascéticos
• compromissos comunitários
O critério básico de diferenciação é o apostólico. Contudo, existe um apostolado insubstituível, que garante, apoia e gera vida a toda a atividade apostólica e que é geral a toda a Obra de Famílias: o apostolado do ser ou testemunho de vida matrimonial e família. Isto é, o que cada matrimónio e família vive e incorpora. Este apostolado do ser apoia todas as atividades apostólicas.
A União Apostólica de Famílias quer ser para Schoenstatt e para a Igreja uma comunidade de agentes de apostolado em todos os ambientes. Para isso, tentamos adquirir uma visão ampla da realidade eclesial e social, a exemplo do nosso Fundador, P. José Kentenich: “O ouvido no coração de Deus e a mão no pulso do tempo”.
O nosso espírito é marcado pela liberdade e magnanimidade, sendo impulsionado por um amor magnânimo, por um forte cultivo do espírito, apoiados apenas num mínimo de obrigações. O objetivo último é viver a santidade de todos os dias na forma concreta dos conselhos evangélicos e da Inscriptio.
A União Apostólica de Famílias, à semelhança do Instituto de Famílias, é especialmente responsável por inspirar a Obra de Famílias de Schoenstatt. Juntamente com o Instituto de Famílias, visa fazer isso através do espírito de serviço e de acordo com o que é solicitado.
Portanto, a União Apostólica de Famílias é caracterizada por assumir, como comunidade de líderes, um apostolado permanente. Este apostolado estende-se a todos os ambientes alcançáveis (apostolado universal). Os compromissos da União Apostólica de Famílias com a comunidade são maiores, no sentido em que estamos inseridos em dois tipos de comunidades: no curso ou “comunidade livre” (esta comunidade é permanente, para a vida) e no “grupo” ou “comunidade oficial” (é territorial e muda de acordo com as circunstâncias de residência).
O que fazemos?
Criamos e cultivamos permanentemente uma vida de comunidade, em cada um dos cursos (grupos de casais) e na comunidade oficial, orientada ao apostolado, estando ao serviço do Movimento de Schoenstatt e da Igreja, em diversos projetos.
Atividades e Projetos
Diversos, sobretudo no âmbito do Matrimónio e da família e na defesa da vida.