UAF | VAMOS FAMÍLIA! PEREGRINOS DA ALEGRIA
Fundação União Apostólica das Famílias
UAF | VAMOS FAMÍLIA!


PEREGRINOS DA ALEGRIA
VAMOS FAMÍLIA! PEREGRINOS DA ALEGRIA!
O Jubileu dos 75 anos da fundação da União Apostólica das Famílias foi celebrado de 13 a 15 de junho em Schoenstatt, na Alemanha.
Este encontro, que reuniu cerca de 500 pessoas de 17 países, teve lugar junto ao Santuário Original e na Quinta Josef Kentenich, em Hilscheid.
Para a União das Famílias de Portugal, este Jubileu foi vivido de forma particularmente especial, com a presença do 3.º curso (10 famílias) que, na noite do dia 13, na capela do Pai Fundador, selaram a sua terceira Consagração na caminhada de inserção na nossa Comunidade. Foi um momento de profunda emoção, enriquecido pela presença de cinco famílias do 1.º curso de Portugal, de um casal da Direção Internacional, de um casal da vizinha Espanha e dos nossos queridos assessores, Irmã Nádia e Pe. Lorenzo.
Todos sentimos intensamente a ação do Espírito Santo a derramar sobre os “Apóstolos da Família”, uma corrente de vigor e alegria que impulsionou o espírito de família à imagem da Sagrada Família de Nazaré, fortemente marcada pelo carisma do nosso Pai Fundador. Foi ali que, emocionados e em júbilo, experimentámos que Deus nos dizia: “Tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa.” (Ex 3,5)
No sábado, dia 14, celebrámos a Santa Missa na Igreja dos Peregrinos, presidida pelo Pe. Ludwig Güthlein, Assessor da União Apostólica das Famílias na Alemanha, e concelebrada pelos sacerdotes assessores da União.
Seguiu-se uma retrospetiva sobre a caminhada da União das Famílias ao longo destes 75 anos. Os testemunhos e partilhas dos nossos irmãos e irmãs conduziram-nos numa viagem no tempo, reavivando experiências, memórias e gratidão por tantas histórias de fidelidade.
Durante a tarde, pudemos participar em diferentes fóruns que nos mostraram a origem, a vida presente e as perspetivas de futuro da União.
A riqueza dos testemunhos apresentados pelos vários países deu vida ao lema do Jubileu: “Vamos, família! Peregrinos da Alegria.”
Vamos, família, porque o espírito apostólico da Aliança de Amor está vivo na UAF e na sua missão de ser famílias santas. Iluminados pela fé prática na Divina Providência, mostraram como cada projeto procura dar respostas concretas aos desafios e necessidades das famílias de hoje, atentos aos sinais dos tempos e com especial cuidado pelos casais jovens, como tanto nos exortou o Papa Francisco.
Os testemunhos, revelaram também a unidade na Família de Schoenstatt de cada local. Peregrinos da Alegria, porque a missão de anunciar Jesus tem a força da Aliança de Amor com Maria, que nos educa a olhar o futuro com esperança e confiança! Num mundo em que tantas famílias vivem afastadas de Deus, torna-se essencial irradiar a alegria de sermos uma família profundamente enraizada n’Ele.
Ao fim da tarde renovámos a nossa Aliança de Amor. Cada grupo rezou a Consagração na sua própria língua, mas todos em uníssono. Foi um momento de Cenáculo.
Após o jantar, vivemos a Noite das Nações, repleta de alegria, partilha e simpatia. Os membros da União presentes representaram os seus países com atuações artísticas que encantaram todos os participantes.
Portugal apresentou, com a força e entusiasmo do 3.º curso, várias canções de cante alentejano, terminando com um animado “Apita o comboio” que contagiou toda a plateia.
Vários países partilharam doces e bebidas típicas. O nosso brinde contou com vinho do Porto, cavacas, pastéis de nata, travesseiros e queijadinhas de Sintra, bolo da Madeira e alguns queijos que despertaram curiosidade e elogios.
No domingo seguimos para Hilscheid, à Quinta Josef Kentenich, casa da União das Famílias. A comunidade diocesana da Baviera acolheu todos os participantes, convidando-os a conhecer a história do lugar, visitar a casa e o Santuário da União.
O encontro terminou com a Santa Missa presidida pelo Bispo de Fulda, Dr. Michael Gerber, membro do Instituto dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt, filho de uma família do 11.º curso da União e conhecedor profundo deste carisma desde a sua infância. A sua homilia foi uma verdadeira joia espiritual que merece ainda ser meditada por todos nós, pois ilumina o sentido profundo da nossa missão na família e para a família.
Na conclusão as suas palavras ecoaram em forma de envio:
“…Como peregrinos da esperança e da alegria, podemos percorrer com confiança o caminho do futuro.”
PODE VER AQUI mais informações sobre a União Apostólica das Famílias em Portugal.