QUARESMA 2025 – 2ª Semana
2ª Semana
QUARESMA 2025 – Viver a Segunda Semana

2º DOMINGO – QUARESMA 2025
Deixa mos aqui a proposta de meditação e caminho da Pastoral Santuário de Lisboa, para esta Quaresma.
FRASE BÍBLICA
Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: Uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias (Lc 9,33)
MEDITAÇÃO
Neste segundo domingo da Quaresma, depois de acompanharmos as tentações de Jesus no deserto, assistimos à Sua Transfiguração no cimo do monte. Convidou para este momento três discipulos confusos e assustados – sabiam que tempos de sofrimento estavam para vir, mas não compreendiam ainda porque tinha de ser assim, nem como podia a provação fazer parte do caminho do Messias. A glória de Jesus manifesta-se diante dos seus olhos e, naquele solo sagrado, ficam a conhecer pela voz do próprio Deus a Sua verdadeira natureza de Filho muito amado. É um momento de suma importância que ajuda os apóstolos – e ajuda-nos a nós – a manter diante dos olhos e do coração a vitória sobre a morte, a esperança da Ressurreição.
PISTAS PARA REFLEXÃO
- Apesar de todas as pedras e dificuldades que fazem parte do nosso caminho, Deus torna-nos seus filhos pelo batismo, faz do nosso coração “solo sagrado”. Deixo que ele se manifeste e se instale em mim, como o fez no tabor?
- Vivo os meus propósitos de quaresma com resignação, e em luta? Cumpro-os por orgulho, ou por amor a Deus?
- Mantenho claras diante de mim a alegria e esperança do “para quê” – a Ressurreição de Jesus e a minha salvação aí conquistada?
PROPÓSITO
Durante esta semana acompanha-nos uma nova pedra, sinal de que por sermos batizados e filhos de Deus, somos “solo sagrado” e em nós habita o próprio Deus. Cultivemos pela oração esse solo, façamos as nossas tendas para que no nosso coração se possa estabelecer Deus. “Com amor e esperança mantemos a cruz erguida”.
DINÂMICA
Durante esta Quaresma, a pastoral do Santuário convida-nos a caminhar juntos para, com amor e esperança, ajudarmos Jesus a manter a Cruz erguida. A cada domingo somos desafiados a escolher uma pedra (disponiveis à saída de cada missa) e levá-la connosco durante essa semana, acompanhando o simbolismo da meditação proposta. No domingo seguinte trazemos essa pedra que nos acompanhou e conquistámos com os nossos propósitos, e deixá-la aos pés da cruz, oferecendo essa nossa entrega, para ajudar a manter a cruz erguida.
- Quaresma 2025 – 1ª Semana
- Quaresma 2025 – 2ª semana
- Quaresma 2025 – 3ª Semana
- Quaresma 2025 – 4ª Semana