Estatísticas
 A Liga das Famílias de Lisboa arranca este ano com 19 grupos de casais. Em 15 dos grupos praticamente todos os casais selaram Aliança de Amor com Nossa Senhora. Quatro grupos do Arco estão no primeiro ano e meio de caminho. Ao todo, a Liga das Famílias é actualmente constituída por 162 casais, estando 121 integrados  em grupos.

Jornada de arranque 
Na Jornada da Liga tudo foi pensado e feito no sentido de nos entusiasmarmos a celebrar o Jubileu com toda a alegria e gratidão e a viver neste ano Jubilar a Aliança de Amor com toda a radicalidade e profundidade, para nos contagiarmos uns aos outros e contagiarmos outros com a sua Luz. Assim, entre outros, ouvimos dois testemunhos fortes, do Padre José Melo e do casal Raquel e Marcos Frescata. Motivaram-nos para participar nas celebrações dos 100 anos de Schoenstatt: em Maio em Fátima; e em Outubro em Schoenstatt e Roma. O casal Carmo e José Carlos Cravo da União das Famílias incentivaram-nos a “ir para fora”, a pormo-nos ao serviço dos casais nas Paróquias, através do projecto “A Família é Sagrada”.

O 2014 está a dar frutos. Cada um à sua maneira procura o presente que quer oferecer a Nossa Senhora em 2014.  Este querer que “Brilhe a Luz da vossa Aliança” suscita a criatividade e Nossa Senhora retribui todos estes pequenos gestos - e de que maneira!

Começam assim a surgir iniciativas e muitos SIMs! Deixamos aqui os primeiros deste ano Jubilar, para que toda a Família se possa alegrar connosco, com a Liga das Famílias, dar graças a Deus e continuar a rezar pelos seus frutos.

Alianças de Amor e Santuário Lar 
Entre Alianças de Amor e inauguração de Santuários Lar, o ano Jubilar começou cheio da graça de Deus para a Liga das Famílias!

A 29 de Outubro de 2013 mais 10 casais do Arco selaram a sua Aliança de Amor em casal com Nossa Senhora, juntando-se aos 24 que já o tinham feito.

Foi uma celebração muito bonita e vivida e foi para todos uma grande alegria. O céu estava sem dúvida mais perto da terra e todos sentimos que a nossa Mãe e Rainha estava muito contente com estes novos casais aliados.

Entretanto, foram sendo inaugurados os Santuários Lar e mais seis Famílias da Liga convidaram Nossa Senhora a estabelecer-se na sua casa, para lá distribuir as suas graças, educar a sua família e os enviar. Já somos 65 famílias da Liga com Santuário Lar!

Noites de Santa Maria
Um grupo de casais este ano quis oferecer a todas as pessoas do Movimento e do Colégio de Santa Maria uma noite de oração. Acontece sempre no  dia 13 de cada mês, no Colégio de Santa Maria (nas instalações do antigo Colégio das Escravas).

“Acolher de coração” 
 “Acolher de Coração” é uma iniciativa de solidariedade para com os mais pequeninos lançada pela Liga das Famílias com a colaboração da Pastoral do Santuário e aberta a todos. 84 famílias ou pessoas individualmente “acolheram de coração” uma criança, uma família ou um adulto em situação mais fragilizada, comprometendo-se a rezar e a oferecer capital de graças por essa criança/família ou adulto, durante o tempo de Advento e Natal, levando a sua estrelinha ao pés de Nossa Senhora, no Santuário, para que a Sua Luz pudesse fazê-la brilhar. Como símbolo desse cuidado cada família ofereceu também um presente.

Dia 22 de Dezembro, a seguir à missa das 12h, os responsáveis de 7 das 8 Instituições que aderiram à iniciativa vieram para conhecer as famílias e as pessoas que “acolheram de coração”, os seu “meninos”, para falar um pouco da Instituição e da causa pela qual trabalham e também para receberem os presentes. No fim, todos entraram no Santuário e juntos fizemos uma pequena oração, entregando mais uma vez cada criança/família ou adulto a Nossa Senhora e pedindo para cada um a Luz da Aliança. Foi um momento muito bonito! Os responsáveis estavam muito contentes e todos nós também! Foi uma maneira simples de lhes oferecermos o nosso Santuário, Maria e as suas graças. Esperamos e rezamos para que estas ligações continuem e possam dar frutos em todos os corações – os que acolheram e os acolhidos.

Missões Familiares e “Os Bons Aventureiros” 
O grupo de famílias da Liga que no Verão fizeram as Missões familiares puseram outra vez de pé um musical, desta vez “Os Bons Aventureiros” com duas sessões com grande sucesso! Uma delas foi oferecida ao Movimento com grande generosidade. Este musical foi mais uma vez um exemplo de como a luz da Aliança de Amor brilha no meio das famílias, desde que as famílias queiram ser portadoras dessa Luz.

Novo curso de Monitores/Animadores Arco
E porque Nossa Senhora não pára, ainda tem muitos casais para chamar e não nos deixa ficar quietos! Dia 19 tem início um novo curso de formação de Monitores/Animadores para grupos de casais, coordenado pela equipa coordenadora do Arco (Obra das Famílias).  São 7 os casais que disseram SIM e que vão participar desta formação. 
Para todos pedimos a oração e capital de graças de todos.
 


Comments




Leave a Reply